A Semana que passou 2

A Política no Ambiente

fotomontagem_3_1_690_2000

A Capital Verde Europeia é um desígnio político assumido pela Câmara, a que o PS tem dado brado. Se a importância do ambiente é reconhecida e assumida por todos, já os detalhes do que se vai passando são muitos deles exercícios puros de política. Esta semana foi notícia que Guimarães conta “com 4 nomeações para o Green Project Awards 2016”, um título e uma notícia que tem origem na comunicação da Câmara Municipal. O mais interessante é a ausência de verificação do que é afirmado. Não sendo mentira, também não é inteiramente verdade. É que, segundo os procedimentos previstos no regulamento destes prémios, faz apenas sentido (até pela informação que é necessário apresentar) que estas candidaturas tenham sido apresentadas pela própria Câmara Municipal.

É, portanto, possível construir depois um discurso de auto-elogio, como “é o município português com mais nomeações”, “Guimarães viu reconhecido o projeto”, “Guimarães volta a ser reconhecida”, ou “o Município viu reconhecido o trabalho”. Tanto reconhecimento próprio cai mal, mesmo em política. Tanto mais que não é a primeira vez que a Câmara apresenta candidaturas a estes prémios. Já em 2015, a Câmara fez exercício similar sobre as Hortas pedagógicas estarem entre os projetos finalistas destes prémios, sem que depois houvesse qualquer referência ao infrutífero final.

Mário Soares – evocações

retrato_oficial_do_presidente_mc3a1rio_soares_1992_-_jc3balio_pomar
Mário Soares, por Júlio Pomar.

Mário Soares faleceu no passado fim-de-semana, e os dias que se seguiram foram preenchidos com notícias, evocações e memórias do político e ex-Presidente da República. Guimarães não foi exceção. Destacamos a evocação inteligente e significativa de Carlos Vasconcelos no Mais Guimarães, jornal onde houve também espaço para um outro artigo mais esdrúxulo e intelectual do ex-vereador César Machado. Mas a mais significativa de todas parece-nos a de António Magalhães, no Duas Caras. Significativa pela humildade da evocação das memórias do “companheiro” (interessante escolha de palavras), memórias que nos trazem Mário Soares para as nossas ruas e para o nosso meio.

 

Notas avulsas

O Mais Guimarães traz-nos uma reportagem sobre a degradação do Bairro da Emboladoura, em Gondar, e das precárias condições de quem lá vive. As críticas ao IHRU foram muito audíveis durante o Governo anterior, a que deram eco os partidos de esquerda. Daí ser surpreendente que, mais de um ano volvido sobre a coligação parlamentar maioritária das esquerdas, este problema não tenha ainda merecido atenção.

Inverno é sempre tempo de gripes, e tempo de mediatização das dificuldades nos acesso aos cuidados de saúde. As esperas infindáveis e injustificáveis verificam-se por qualquer um que tenha a desgraça de ir parar às urgências do nosso Hospital. Daí que seja bem-vinda a notícia do alargamento do funcionamento das unidades de saúde de Guimarães. E nem tudo são más notícias para o nosso Hospital: depois da notícia recente de obras nas urgências, soubemos esta semana da inauguração de uma nova unidade de fármacoviligância, servindo de Guimarães todo o Norte do país.

Também esta semana soubemos das estatísticas das exportações nacionais por município. As exportações vimaranenses cresceram 12% entre 2013 e 2015, ainda assim a 5ª menor subida no distrito de Braga.

Esta foi uma semana marcada também pela música. Em Guimarães, o nosso Orfeão comemorou o seu centenário. Vale a pena assistir à sua interpretação do nosso hino. E o Vimaranense Pedro Emanuel Pereira estreou-se num dos mais consagrados palcos nacionais, a Casa da Música, no concerto de abertura do ciclo de piano.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s