A semana que passou 1

A semana política em Guimarães foi contagiada pelo espírito natalício. Sinal disso foi a reunião de Câmara de quinta-feira, “a mais curta do mandato”.

mumadona

Nela soube-se que a Câmara reagiu às questões levantadas por André Coelho Lima, propondo uma intervenção no parque de estacionamento da Mumadona para o tornar acessível a pessoas com mobilidade condicionada. Três meses após esta proposta, a Câmara afirma que irá seguir o conselho do líder da coligação Juntos por Guimarães.

Sabemos que 2017 é ano de eleições autárquicas. O Governo tem sido prolífico a ajudar as suas autarquias. Depois de financiamentos extra para as câmaras PS, e de aumentos das pensões nas vésperas das eleições, as autarquias também receberão 78 milhões de euros de impostos municipais retidos pela Administração Central. A verba que calha a Guimarães já tem destino: na compra do imóvel para a criação da escola/hotel para o IPCA na “Casa de Costeado”.

Quinta-feira foi também o dia em que o JN publicou um estudo aos contratos das autarquias do distrito publicados no portal Base. Daqui resulta que Guimarães é a campeã distrital dos ajustes diretos. Aqui, analisamos esta notícia, e a incoerência da Câmara Municipal entre o que diz e o que faz.

Notas avulsas:
A entrevista de Rui Vítor Costa, presidente da associação Muralha, ao jornal Mais Guimarães. O património, o legado e o futuro de uma das associações mais marcantes em Guimarães nos últimos 50 anos.

A entrevista de José Luís Ribeiro, presidente da Associação de Ciclismo do Minho, ao Desportivo de Guimarães. Oportunidade para balanço de um mandato em que a ACM se afirmou como a maior associação de ciclismo do país, com um forte investimento na formação. Olhando para os 8 anos que passaram, José Luís Ribeiro não deixa também de perspetivar os desafios futuros desta instituição que de Guimarães coordena a modalidade nos distritos de Braga e Viana do Castelo, e que tantas vezes é por cá esquecida.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s