Ponto de partida

Antes do início deste texto gostaria de afirmar que é, para mim, um privilégio e responsabilidade o desenvolvimento de notas/pensamentos sobre Guimarães e o seu futuro. Ao mesmo tempo, agradecer ao leitor os segundos gastos do seu valioso tempo para leitura de algo que é comum a ambos: Guimarães.

Nesta primeira aventura falarei um pouco de um tema que toca um pouco em todas as gerações e deve ser preocupação constante: EMPREENDORISMO. O mundo actual onde vivemos é cada vez mais exigente e obriga a uma procura incessante de oportunidades nacionais e/ou internacionais. Enquanto jovem e vimaranense incomoda-me ver tanto talento a ser aproveitado por outros ao invés de se apostar no desenvolvimento da nossa terra, do nosso património.

Guimarães provou ao longo da sua história ser capaz de criar condições para o desenvolvimento pessoal e empresarial com sucesso, sendo posteriormente abalado por diferentes motivos. No entanto, podemos afirmar que esse comboio está a abrandar (pelo menos em comparação com concelhos limítrofes – Braga e Vila Nova de Famalicão). Vejamos, Braga tem a StartUp Braga, Famalicão a Elevador e Famalicão MadeIN, Coimbra a ASIN, Porto e Lisboa com as suas estruturas e Guimarães tem… o SpinPark.

Não discutindo a opção e corpo técnico qualificado, creio não ser solução suficiente para a questão. Ter apenas um organismo apoio na Universidade não é, nem se tem provado, ser suficiente. Temos exemplos de sucesso nascidos em Guimarães, mas por motivos óbvios “migraram” para o Porto (Farfetch). Há que perceber as razões e fazer alterações. O acesso ao talento, a qualidade do hub, o acesso ao capital e o burn rate.

Leia-se que o comboio abrandou, mas não parou. Assim, ainda há tempo para Guimarães recuperar o folego perdido e como tal necessita sim de uma visão séria e concreta de empreendorismo onde se possa instalar o talento e desenvolver projectos empresariais de uma forma global. Não queremos ser só conhecidos pelo Património deixado, mas sim aumentar a oferta de Património e atrair mais gente para Guimarães, melhorando a qualidade de vida e oportunidades dos vimaranenses.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s